Sade - Segunda-Feira 10 de Maro de 2014

Alunas de escolas recebem primeira dose da vacina HPV

Foto:Eder Andrade  


Alunas de 18 Escolas da Capital receberam a primeira dose da vacina HPV, na manhã desta segunda-feira. Na Escola Municipal Múcio Teixeira Júnior foram vacinadas 128 adolescentes. O número estimado de adolescentes do sexo feminino a serem vacinadas em Campo Grande é cerca de 20 mil meninas. A vacinação ocorrerá em Unidades Básicas de Saúde (UBS e em escolas públicas e privadas.

A vacina também está disponível nas Unidades Básica de Saúde (UBS) e em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). A partir de agora a Vacina HPV entra no calendário vacinal de toda rede pública.

De acordo com a enfermeira da UBS da Vila Carlota, Kelly Cristina Silva da Cruz as adolescentes que estavam com as carteiras de vacinação tomaram a vacina. O mesmo aconteceu para as adolescentes que não portavam a carteira de vacina. “Para tomar a segunda dose é só a adolescente apresentar a carteira de vacinação que é um documento muito importante para o histórico da saúde de casa pessoa”.

Luana Mariano Soares, 13 anos do nono ano do ensino fundamental da Reme achou importante a aplicação da vacina. “Esta é uma forma de prevenção e a preocupação do poder público com a nossa saúde é algo novo para nós”.

A empresária Eliane de Freitas, mãe da aluna Camile de Freitas, 11 anos disse que o HPV é uma doença muito séria e que as adolescentes devem tomar a vacina preventiva. “No nosso tempo não tínhamos esta oportunidade. Este trabalho mostra que a medicina no Brasil está evoluída e o poder público está trabalhando na prevenção das doenças”.

População alvo para imunização contra o HPV

2014 - Adolescentes do sexo feminino de 11 a 13 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Indígenas do sexo feminino de 9 a 13 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

2015 - Adolescentes do sexo feminino de 9 a 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
Indígenas do sexo feminino de 9 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

2016 em diante - Adolescentes do sexo feminino de 9 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
Indígenas do sexo feminino de 9 anos, 11 meses e 29 dias de idade.


Escolas que receberam equipe da Sesau, na manhã desta segunda-feira:

Escola Orlandina Oliveira Lima, Escola Manoel Inácio de Souza, Escola Santos Dumont, Escola João Evangelista, Escola Desembargador Carlos Garcia, Escola Carlos Vilhalva, Escola Desembargador Carlos Garcia, Escola Carlos Vilhalva, Escola Frederico Soares, Escola José F. Barbosa, Escola Professor Ulises Serra, Escola Nagib Raslan, Escola Tertuliano Meirelles, Escola 11 de Outubro, Escola Imaculada Conceição, Escola Zezão, Escola Hélia França, Escola Antonio Lopes Lins, Escola Eduardo Olimpio Machado, Escola Gonçalina Faustina de Oliveira, EM Antônio José Paniago, EE Dolor Ferreira de Andrade, EM Prof Aldo de Queiroz, EE Maria de Lourdes Toledo Areias, EM Prof Oliva Enciso, EM José Mauro Messias.

Fonte/Autor: Emidio Denardi MTB/MS 488