e-mail Portal da Transparência Serviço de acesso a informação

SEMSP

Secretaria Municipal de Segurança Pública

 
  • Imprimir
 

Prefeitura comemora Dia Mundial da Água com implantação da Patrulha Ambiental

 
 
A Prefeitura representada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente Urbano (Semadur) celebrou, na manhã desta terça-feira (22), no Centro de Educação Ambiental Anhanduí, o Dia Mundial da Água. Diversas ações foram realizadas, dentre elas o lançamento da Patrulha Ambiental, um projeto executado pela Semadur em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semsp). Ambas as pastas atuarão em conjunto para executar a fiscalização ambiental em Campo Grande.

“Este ato público é um marco histórico para a cidade. Ao comemorar o Dia Mundial da Água, estamos plantando sementes benéficas para o presente e o futuro do meio ambiente. Somos todos responsáveis pela preservação e a Patrulha Ambiental, formada inicialmente por 20 homens que irão trabalhar na fiscalização, orientação e se for necessário repressão de crimes ambientais vem para somar as ações”, destacou o prefeito Alcides Bernal, na abertura do evento e deixando claro que as atitudes devem partir, indistintamente, de todos os campo-grandenses.

O secretário municipal de Segurança Pública, major Luidson Noleto, explicou como a Patrulha Ambiental irá atuar com a finalidade de coibir possíveis crimes relativos ao meio ambiente “Estamos disponibilizando viaturas oriundas de convênio com a Polícia Federal, que estão destinadas a atividades de patrulhamento ambiental. Este braço operacional da Semadur irá atuar em blitze integradas nos bairros a fim de combater todos os tipos de poluição”, destaca. Durante o ato, as chaves das novas viaturas foram entregues ao prefeito, simbolizando a abertura deste novo canal na fiscalização e preservação ambiental.

No local também ocorreram atividades como apresentação cultural com a Orquestra Jovem de Violões do Sesc Lageado, lançamento do projeto de afixação de placas de sinalização ambiental no entorno do Parque Anhanduí, limpeza das margens do rio Anhanduí por voluntários, apresentação teatral pela concessionária Águas Guariroba e plantio de 200 mudas doadas pelo Viveiro Municipal Flora do Cerrado da Semadur.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Rui Nunes, o Dia Mundial da Água tem extrema relevância sendo a água fonte de vida e essencial à sobrevivência dos seres vivos “A Semadur já desenvolve o programa Córrego Limpo, de verificação da qualidade da água; o programa Manancial Vivo e Água Brasil que atuam na área rural. Reconhecemos a importância deste ato simbólico, na Área de Preservação permanente do CEA Anhanduí, como forma de estimular a comunidade na preservação da água”, destaca.


Para a engenheira de Segurança do Trabalho Alessandra Stephanini, 36 anos, a iniciativa da prefeitura em celebrar o Dia Mundial da Água com plantio de mudas é favorável para a preservação das margens de rios, córregos e mananciais. “Temos que incentivar as crianças desde cedo para que saibam como é relevante o plantio e o racionamento de água. Todos temos que estar conscientes para termos atitudes que transformem nossa cidade”, aponta.

Já para Adriana Ribeiro, 41 anos, auxiliar de serviços gerais, a ação demonstra a preocupação das pessoas em conservar o meio em que vivem. “Parabenizo aos organizadores, pois transmitir informações quanto a conservação da água e a proteção ambiental é necessário para que nossa Capital esteja cada vez mais estruturada”, conclui.

O evento teve apoio da Águas Guariroba, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), MRV Engenharia, Coletivo de Escoteiros de Campo Grande, projeto Prêmio Finep/2010, Escola Municipal Professor Fauze Scaff Gattass Filho e participação de técnicos ambientais da Semadur, do Centro de Educação Ambiental Florestinha, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Saúde Pública, Fundação Social do Trabalho de Campo Grande, UFMS, Grupo de Escoteiros Atalaias do Pantanal, Guarda Civil Municipal, Sesc Lageado, Câmara Municipal de Campo Grande e presidentes das Associações de Moradores do Aero Rancho e Guanandi.
Fonte/Autor: Joana Lima DRT/MS 15


 

Downloads

  • PDF Visualizador de PDF
    Clique para baixar o Adobe Reader
    Adobe reader
    23.7 MB
    Clique na imagem acima para baixar
    Expandir/Recolher
  • Word Descompactador de arquivos
    Clique para baixar o WinRAR
    WinRAR
    1,37 MB
    Clique na imagem acima para baixar
    Expandir/Recolher

Downloads