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Secretaria Municipal de Educação

 
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Ensino Fundamental

Divisão do Ensino Fundamental
 
A equipe de professores da Divisão do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, no momento, fundamenta seus estudos teoricamente para reestruturação das Diretrizes Curriculares da REME, documento este, norteador do trabalho didático pedagógico do professor.
 
Acreditamos que a base para a educação de qualidade se faz, entre outras coisas, com estudo, o qual está sendo efetivado primeiramente com textos que tratam de questões mais gerais acerca da educação.
 
No segundo momento, o grupo fará o estudo de textos que versam sobre as especificidade de cada área do conhecimento.
 
Com esses encontros estamos exercitando o trabalho coletivo e interdisciplinar; necessários a todos nós educadores.
 
Os textos iniciais de estudo são: DUARTE, Newton (org.). A escola de Vigotski e a educação escolar (hipóteses) para uma leitura pedagógica da psicologia histórico-cultural). In: Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Campinas, São Paulo. Autores Associados, 1999. (p.75-106); SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. In: Pedagogia Histórico-crítica. 8ª ed. revista e ampliada. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2003. (p.11-22); ARCE, Alessandra. A formação de professores sob a ótica construtivista: primeiras aproximações e alguns questionamentos. In: DUARTE, Newton (org.) sobre o construtivismo: contribuições a uma análise crítica. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2000, (p. 41-62); KLEIN, Lígia. O que se ouve... O que se faz: escrevendo torto por linhas sinuosas. In: Alfabetização: quem tem medo de ensinar? São Paulo: Cortez, 1996, (p.35-90); FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Fazendo um "recorte" a compreensão da profissão docente a partir da década de 1980. In: Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotiskiana. Campinas: autores Associados, 2004, (p.19-77); ARROYO. Miguel G. Experiências de inovação educativa: O currículo na prática da Escola. (cap.8); KRAMER, Sonia. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. (cap.9); GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. 6ª ed. Editora Vozes. (cap.3) (p.47-79); OLIVEIRA, Marcos Antônio de. Et al. Fundamentos econômicos da educação. IESDE. (p.5-55); SILVA, Tomas T. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 156p. Porém, estes textos nos remetem a outros e na medida do possível estamos lendo e preparando um bom trabalho em equipe, pois o individualismo não nos leva a nada, enquanto educadores. Contamos com a participação de todos, quando forem solicitados, nas etapas posteriores da reestruturação das Diretrizes Curriculares da REME.
 
Nosso propósito com este texto é informá-los das ações e atividades que estão sendo desenvolvidas pela divisão do Ensino Fundamental por meio do SITE.
 
Pretendemos ao longo deste percurso deixá-los atualizado acerca do nosso trabalho.
 
A equipe do Currículo coloca-se à disposição no que for preciso para auxiliar no fazer pedagógico. Desejamos um bom trabalho a todos durante o ano letivo de 2007 e até o nosso próximo informativo!
 
Para contato: (67) 3314-3969
email: def.semed@pmcg.ms.gov.br